Abdominoplastia
A abdominoplastia está entre as principais cirurgias plásticas que o cirurgião executa. Ela é muito procurada principalmente por mulheres após a gestação ou após um processo de emagrecimento intenso, como ocorre nas cirurgias bariátricas.
As queixas mais comuns que levam a procurar a cirurgia de abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal) são:
- Flacidez abdominal
- Gordura localizada na região abdômen
- Estrias
- Assimetrias da parede abdômen
- Avental abdominal (grande dobra de pele)
- Associação dessas acima
A grande maioria das pacientes que tem indicação da cirurgia apresenta uma associação de flacidez e gordura e estrias na região abdominal, nas suas mais diversas proporções.
Quem realiza a Abdominoplastia ?
O médico especialista é o cirurgião plástico
Dr Breno Nagamine é especialista em cirurgia plástica, membro da sociedade Brasileira de Cirurgia plástica e especialista em cirurgias corporais.
A Cicatriz
Sobre as cicatrizes temos 3 tipos básicos:
- Clássica
- Âncora
- miniabdomen
A cicatriz clássica é uma incisão em forma de arco, que passa acima do pubes e sobe em direção a quadril da paciente. a inclinação da cicatriz depende da quantidade de sobra de pele e da própria anatomia da paciente. quanto mais quadril, mais arqueada ela costuma ser.
Além dessa apresenta ainda uma cicatriz que contorna todo o umbigo. Nas pacientes que apresentam cicatriz de cesárea, na maioria dos casos conseguimos tirar completamente a cicatriz de cesárea na cirurgia. Casos que a cicatriz e muito baixa no pubes elas tendem a ficar.
Temos também a cicatriz em âncora. Esta é bem menos indicada e costuma ser selecionada para aquelas pacientes que têm grande flacidez acima da região do umbigo, o que costuma acontecer com pacientes com grandes perdas de peso.
O Comprimento da cicatriz
O comprimento é determinado pela quantidade de flacidez que a paciente tem. Quanto maior a flacidez, maior será a cicatriz pois precisara de um corte maior para tirar o excesso de pele.
Eu sempre procuro tentar fazer a menor cicatriz possível, porem o tamanho não depende de nossa vontade e sim da necessidade.
Miniabdomen
O miniabdomen é um tipo de cirurgia abdominal bem restrita ao número de pacientes, somente uma minoria tem a indicação do mesmo infelizmente. A indicação está reservada para pacientes com flacidez apenas abaixo do umbigo, ou seja, que não tem flacidez de pele no andar superior do abdômen.
A cicatriz desta cirurgia é um pouco menor que a cicatriz clássica e não tem a cicatriz no umbigo. Embora a maioria das pacientes desejam esta técnica, ela e a menos indicada.
Sobre o tratamento da diástase
A diástase é o nome que se dá para o afastamento dos músculos reto abdominais presentes na região central do abdômen. O afastamento da diástase acontece por aumento do volume abdominal prévio da paciente, seja por obesidade ou gestação ou qualquer outra causa que tenha provocado distensão do abdômen.
A diástase provoca um abaulamento central do abdômen, porém visível somente em pacientes magras. Em pacientes acima do peso, na maioria das vezes a diástase não é visível e sim, o excesso de gordura na região do abdômen faz um abaulamento comumente confundido com a diástase aberta.
Durante a cirurgia de abdominoplastia nos podemos associar o tratamento da diástase como um dos passos cirúrgicos, realizamos dessa maneira o reposicionamento dos músculos retos com uso de fios cirúrgicos e sutura da região.
Sobre flacidez de abdômen e gordura abdominal
A flacidez e acumulo de gordura são coisas diferentes e de tratamento diferentes. A cirurgia para retirada de pele e assim a flacidez é a abdominoplastia. Esta porem não remove os excessos de gordura da região abdominal que não é removida. Para o tratamento da gordura precisamos de realizar em associação a lipoaspiração.
Existem 2 tipos de gordura na região abdominal que provoca aumento de volume:
- gordura visceral
- gordura da parede abdominal
A gordura visceral é a gordura interna do corpo que fica junto aos órgãos. Esta não sai na cirurgia plástica, permanecendo como está mesmo após procedimento. O único jeito de reduzir ela é através de emagrecimento.
A gordura da parede abdominal sim, esta é tratada na lipoaspiração, com remoção parcial da mesma no procedimento.
A grande maioria das pacientes apresentam tanto flacidez quanto excesso de gordura A grande maioria das pacientes apresentam tanto flacidez quanto excesso de gordura e precisam fazer os dois procedimentos: a abdominoplastia e lipoaspiração ou também chamada lipoabdominoplastia. A não realização de um dos procedimentos acarreta numa perda importante do resultado estético, diminuindo bastante a melhora visual.
Uso do dreno de aspiração
O dreno de aspiração é um aliado na cirurgia, prevenindo a formação de seroma e vigília de possível sangramento. Ele pode ser usado nesta cirurgia. Eu utilizo de rotina nas minhas pacientes, que ficam com o dreno entre 7 a 10 dias na maioria dos casos.
Sobre o peso da paciente
Assim como qualquer cirurgia corporal estética, o peso é de extrema importância. A paciente deve ter idealmente o peso normal pela estatura para ter o melhor resultado possível. Pacientes acima do peso sempre terão prejuízo no resultado estético, e de modo geral, quanto mais acima do peso, pior o resultado final, além de terem riscos aumentados de complicações durante a cirurgia e após a cirurgias, tanto riscos clínicos quanto cirúrgicos. Portanto o ideal é que a paciente sempre perca peso antes da cirurgia e alcance o peso normal.
Riscos
Como todas as cirurgias esta também tem riscos, entre eles:
Infecção, sangramento, hematoma, cicatrização ruim, necrose, abertura de pontos, assimetrias, seroma (coleção de liquido da gordura).
Os riscos são baixos em pacientes saudáveis.
Recuperação pós cirurgia
A paciente deve seguir as orientações passadas após a cirurgia entre algumas delas
- andar curvada 2 semanas
- sem carregar pesos 1 mês
- sem dirigir 1 mês
Após 1 mês liberada para caminhadas e atividades leves diárias e dirigir
Retorno a atividades intensas após 2 meses.